Cachorros da raça Samoieda possuem dupla pelagens que dá ao cão uma característica de aparência felpuda e leva muitos a pensar que o animal sente muito calor no verão. Mas essas raças como Samoieda não é recomendado a tosa toda, e sim apenas aparar um pouco quando se tornar necessário. A dupla pelagem cria uma especie de camada de ar que preserva e protege o animal tanto do calor, do frio, da chuva e até mesmo de problemas dermatológicos.Tosar cachorros de pelagem dupla não traz malefícios à saúde do animal desde que o dono encontre outras formas de prover a proteção que o pelo garantia. “Eles ficam mais expostos, não podem tomar sol quando estão tosados nem ficar ao relento durante as horas mais frias, mas, se forem bem cuidados, não terão problemas de saúde apenas por estarem tosados”afirma os veterinários.
Na Florida ocorreu um fato curioso que um cachorro da raça Samoieda chamado Nanuk (foto01), de 7 anos foi tosado além do que já estava acostumado como podem reparar na foto 02. Com Nanuk foi raspado a dona foi obrigada a usar o protetor solar e roupas para protege-lo do clima ensolarado da Florida. O mais curioso é que a dona do animal ao chegar no pet shop passou na frente de Nanuk (foto03) e não o reconheceu, foi preciso ligar para ele para verificar, mesmo depois do cabeleireiro garantir que aquele era o seu cachorro Nanuk. Carley contou ainda que foi preciso um ano para a pelagem de Nanuk voltar ao normal.
Os veterinários afirmam que cães com pelagens duplas não apresenta riscos a saúde e a questão da tosa dos cães ficam por conta dos proprietários.
Cuidados com os cães de pelagem dupla
- Escovação semanal com escova de pinos que não agride os pelos
- Não dar mais de um banho por semana
- Escovação com a rasqueadeira para remover os pelos mortos
- Em caso de sujeira excessiva, é preciso fazer a tosa higiênica
- Não escovar na época de troca de pelos, somente com pentes para evitar nós
- Quando o animal escorrega muito é recomendando cortar os pelos próximos das patas para evitar quedas e lesões.
Repórter: Rita Pinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário