segunda-feira, 28 de outubro de 2019
Câncer de Mama - Saiba quais os sintomas.
Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são:
- edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
- retração cutânea;
- dor;
- inversão do mamilo;
- hiperemia;
- descamação ou ulceração do mamilo;
- secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.
A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.
Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama. A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.
É importante a consulta regularmente ao médico e fazer o auto exame além da realização da mamografia, quanto mais cedo é descoberto mais chances de cura o paciente tem.
Repórter:Rita Pinto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Notícias Imprensa Tp Fest mas visualizada da semana
-
Cachorros da raça Samoieda possuem dupla pelagens que dá ao cão uma característica de aparência felpuda e leva muitos a pensar que o a...
Nenhum comentário:
Postar um comentário